Harmonização de cervejas e queijos
Cerveja harmonização, uma das melhores é com queijo, cada vez mais aumentam os fãs dessa combinação deliciosa, a harmonização de cervejas e queijos já é bem antiga, principalmente em alguns países da Europa. São inúmeros estilos de cervejas artesanais que combinam saborosamente com diversos tipos de queijos, se você nunca experimentou, siga nossas dicas e não perca tempo, você vai adorar!
Cerveja harmonização com queijos, DICAS:
– Queijos mais suaves, com cervejas mais leves: é a melhor maneira de começar;
– As cervejas escuras vão muito bem com os queijos duros;
– Água sempre durante a degustação, para limpar o paladar e ajuda a amenizar os efeitos do álcool;
– Queijos fortes, com cervejas também fortes, com teor alcoólico maior e mais amargor.
SUGESTÕES:

- Parmesão: Tem sabor mais intenso e salgado, nossa sugestão são as cervejas escuras dos estilos Stout, Porter, Doppelbock e Strong Ale.



- Gorgonzola: Assim como outros queijos chamados Azuis, vão bem demais com cervejas mais fortes como os estilos Tripel, Belgian Strong ale, Strong Scotch Ale e Imperial Stout.


- Gouda ou Emmental: Sugerimos as cervejas com boa presença dos sabores de malte, os estilos Brown Ale, Pale Ale, Brond Ale e Dunkelweizen, que casam perfeitamente com esses tipos de queijos.


- Cheddar: As cervejas mais amargas e lupuladas equilibram bem o paladar com esse tipo de queijo. As IPA’s vão muito bem, você vai gostar!
Existem muitas outras combinações que ficam ótimas, dependendo do paladar de cada um. O importante é aproveitar sempre os momentos!