Cervejas artesanais com queijos

Harmonização de cervejas e queijos

 

Cerveja harmonização, uma das melhores é com queijo, cada vez mais aumentam os fãs dessa combinação deliciosa, a harmonização de cervejas e queijos já é bem antiga, principalmente em alguns países da Europa. São inúmeros estilos de cervejas artesanais que combinam saborosamente com diversos tipos de queijos, se você nunca experimentou, siga nossas dicas e não perca tempo, você vai adorar!

Cerveja harmonização com queijos, DICAS:

 – Queijos mais suaves, com cervejas mais leves: é a melhor maneira de começar;

 – As cervejas escuras vão muito bem com os queijos duros;

 – Água sempre durante a degustação, para limpar o paladar e ajuda a amenizar os efeitos do álcool;  

– Queijos fortes, com cervejas também fortes, com teor alcoólico maior e mais amargor.

SUGESTÕES:

  • Parmesão: Tem sabor mais intenso e salgado, nossa sugestão são as cervejas escuras dos estilos Stout, Porter, Doppelbock e Strong Ale.
  • Mussarela: Fresca e suave, harmoniza deliciosamente com cervejas mais leves, como as de trigo, dos estilos Weizen Witbier. Queijos ricota e mussarela de búfala seguem o mesmo esquema.
  • Gorgonzola: Assim como outros queijos chamados Azuis, vão bem demais com cervejas mais fortes como os estilos Tripel, Belgian Strong ale, Strong Scotch Ale e Imperial Stout.
  • Gouda ou Emmental: Sugerimos as cervejas com boa presença dos sabores de malte, os estilos Brown Ale, Pale Ale, Brond Ale e Dunkelweizen, que casam perfeitamente com esses tipos de queijos.
  • Cheddar: As cervejas mais amargas e lupuladas equilibram bem o paladar com esse tipo de queijo. As IPA’s vão muito bem, você vai gostar!

 

Existem muitas outras combinações que ficam ótimas, dependendo do paladar de cada um. O importante é aproveitar sempre os momentos!

Clique para sugestões de cervejas